Viabilidade de importação: Como descobrir se vale a pena importar um produto?

Viabilidade de importação: Como descobrir se vale a pena importar um produto?

Viabilidade de importação de produtos

Imaginei o seguinte cenário: você está iniciando a primeira importação da sua empresa. O investimento é feito com a expectativa daquele produto trazer lucro. Você entrou com o pedido de ordem com o fornecedor. O embarque foi feito, ao chegar no Brasil, a carga foi retida para inspeção. Para sua surpresa, a carga terá que ficar armazenada mais dias, ou seja, um custo adicional. Agora, o valor final do seu produto está mais caro que o do concorrente. O que fazer?

Esse é só um exemplo do que poderia acontecer. Existem diversos cenários que podem prejudicar sua operação. Uma delas pode ser a taxa de armazenagem, que é um dos custos operacionais mais altos em uma importação. 

Surpresas boas sempre são bem-vindas, agora quando é o contrário, o resultado pode ser desastroso. O primeiro passo para dar início a uma importação é trabalhar o planejamento dela. E como isso pode dizer se o seu produto vale a pena importar?

Simples! A melhor forma de visualizar a operação, se ela vai ser lucrativa ou não, é através de simulações de importação. Esse documento, feito por um especialista de importação, possui a lista de todos os gastos operacionais, e qual seria o retorno em cima do produto.

Primeiros passos 

Se você vai trabalhar com a importação, a primeira recomendação é você trabalhar com um planejamento. Não encare a importação empresarial como se fosse um pedido feito através da internet. 

Em primeiro lugar, visualize no seu meio, quais produtos dentro do seu negócio tem muita saída. Além disso, converse com seu público, conheça um pouco mais sobre ele, entenda quais são suas dores, e quais soluções eles estão buscando. 

Existe uma regra muito clara na importação: quanto maior a quantidade do produto importado, mais diluído o custo da operação será. É importante não confundir quantidade, com variedade. Muita variedade pode não compensar, principalmente pelo pedido mínimo do fornecedor, e as alíquotas finais no Brasil.

Todo produto no Brasil possui um NCM, e é a partir dele que as informações surgem. Portanto, o NCM vai conter dados como alíquotas, anuências, dentre outras especificações que você vai precisar saber antes de importá-lo. 

Ao decidir o produto a ser importado, busque por fornecedores e consulte valores. Dessa forma, não pense que o preço final da importação é o orçamento do fabricante. Existem outros fatores indispensáveis, como por exemplo o transporte marítimo, o seguro internacional de cargas, a legalização da carga, e custos aduaneiros no Brasil. 

Uma ajuda nunca é demais

Caso você esteja inseguro para tocar a operação do zero, não se preocupe. O modelo de importação indireta permite que uma trading parceira te represente no processo inteiro. Seja ela feita por encomenda, ou por conta e ordem. 

Dentro de uma trading, o contratante pode ficar tranquilo em relação às maiores dificuldades e preocupações de uma importação. Geralmente, o processo é iniciado, através da busca de fornecedores, e simulações de importação. Todo restante, como logística e despacho aduaneiro, também fica sob responsabilidade da trading. 

E você, já sabe qual produto vai importar? Não se esqueça, caso você precise de ajuda dentro do seu processo de importação, pode contar com o suporte da Process. Nós trabalhamos com todas as ações que envolvem o comércio exterior.

Feedbacks
Nossas redes sociais

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das novidades, notícias e muito mais!