O que é importação indireta?

O que é importação indireta?

Importação O processo de importação indireta consiste numa operação realizada por uma empresa intermediária. Dessa forma, é crucial selecionar uma importadora com um currículo recheado de boas qualificações e experiências. Assim, dando maior garantia de que o processo de importação terá maior êxito.

Ainda dentro do contexto de importação indireta, a procura é dada pela segurança e facilidade do processo. Em outras palavras, importadores que não desejam lidar com burocracias e agentes geralmente seguem pela importação indireta. Por outro lado, há também importadores que buscam minimizar as chances de problemas na operação, daí ocorre a busca por uma empresa especializada de credibilidade.

Vale ressaltar que a importadora contratada fará todos os times legais junto aos órgãos competentes, como à Receita Federal, e até mesmo a operação logística, desde o embarque da carga, até o desembarque.

Quais os tipos de Importação indireta?

Você que está começando a entrar na área de comércio exterior, provavelmente já se questionou: o que é importação por Conta Ordem? O que é importação por Encomenda? Se essa é uma dúvida, portanto fique tranquilo, ambos serão explicados a seguir.

A importação indireta pode ser feita tanto por importação Conta e Ordem, quanto por importação por Encomenda.

O processo de Conta e Ordem de Terceiros é feita quando uma empresa deseja realizar uma importação e contrata uma empresa segmentada para fazer o despacho aduaneiro em seu nome.  Dessa forma, tudo que envolva gastos será pago exclusivamente pela empresa contratante. Os gastos envolvem desde a compra da carga, taxas, armazenagem, frete e qualquer outro custo operacional.  

Já no processo de Encomenda a operação é toda paga com recursos da importadora. Isso ocorre pois a empresa que necessita da carga faz uma encomenda, em seguida a importadora fica responsável com a negociação com o fornecedor, desembaraço, e toda alinhamento logístico.

Importante relembrar!

Vale ressaltar que além das vantagens por trás das duas modalidades existem exigências. Antes de dar início ao processo de importação, é necessário habilitar o RADAR. Portanto, não é apenas a importadora terceirizada que necessita do RADAR, o contratante também precisa possuir inscrição no sistema da Receita Federal para operar com o comércio exterior.

Além das vantagens já mencionadas, é possível aliar sua importação, seja ela por Encomenda, ou por Conta e Ordem, com os benefícios fiscais! Os custos da operação conseguem atingir valores bem abaixo com a redução de ICMS!

No nosso blog, você pode encontrar mais informações sobre como reduzir o ICMS da sua operação. Além disso, a Process está disponível para tornar a sua operação mais eficiente possível. Também trabalhamos com o TTD409 de Santa Catarina, uma opção para reduzir o ICMS da operação para 4%. Entre em contato conosco e torne seu processo de importação o mais seguro possível!

Feedbacks
Nossas redes sociais

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das novidades, notícias e muito mais!