Fulfillment: O Que é e Quais os Benefícios

Fulfillment: O Que é e Quais os Benefícios

Fulfillment é a solução mais indicada para negócios que desejam direcionar os esforços para vendas. Order Fulfillment é vista na logística como uma prática que engloba todo o processo de atendimento do pedido do cliente. Isso é, um conjunto de atividades operacionais, desde o controle de estoque, até na ação de entrega ao consumidor. Fulfillment tem como objetivo melhorar o índice de satisfação do cliente, através de uma entrega ágil, um controle de estoque, e toda a cadeia logística.

Hoje, quando o consumidor busca um produto, o preço já não é mais um critério absoluto para decisão de compra. Além do nome agregado à sua marca, compradores também buscam por um atendimento quase que imediato. Esse é o maior diferencial competitivo para uma empresa conseguir fechar negócio.

Um exemplo prático para poder entender melhor a tendência anterior: você vai comprar um produto em uma loja digital, entre duas opções. Uma loja com avaliações medianas, prazo de entrega acima da média com preço abaixo; a outra loja com ótimas avaliações, prazo de entrega entre 1-2 dias, porém com um preço um pouco maior que o do concorrente. Qual você escolheria? Nesse caso, o ideal é não trocar o certo pelo duvidoso.

Assim, se a sua empresa está buscando otimizar o tempo com os processos logísticos, ou ainda segue com dificuldades para estruturar algo que seja prático, com certeza a modalidade do Order Fulfillment será eficiente.

Quais são os processos?

O fulfillment contempla todas as etapas necessárias para solucionar todas as demandas do cliente. Portanto, é indispensável uma gestão integrada, que englobe uma cadeia de setores. Portanto, a comunicação é um dos pilares que fundamenta toda a estrutura. Assim, gerando excelência em todos os serviços, desde a entrega, atendimento & relacionamento, marketing e tecnologia.

Portanto, o fulfillment engloba todas as operações necessárias para atender às necessidades do cliente e exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, dentre eles: logística (em todo o processo de entrega dos produtos), tecnologia (no desenvolvimento de soluções inovadoras para otimizar os procedimentos), atendimento (na garantia de um bom relacionamento com os clientes) e marketing (no planejamento estratégico das ações para atrair clientes).

Dentro do planejamento estratégico de logística, está o seguinte passo-a-passo: empresa contratada recebe a ordem de pedido, em seguida o produto é armazenado, direcionado para distribuição. Enquanto a carga está sendo transportada, há o trabalho de rastreio da entrega. Além disso, é feito todo trabalho de controle de estoque, logística reversa, e feedback de clientes.

Desenvolvimento do Fulfillment

No fulfillment, os serviços são desenvolvidos por uma equipe especializada. Sua empresa consegue ter efetivos suficientes que realizem todos esses processos, dentre outras funções, sem afetar negativamente o desempenho do serviço? Ou seja, para muitos modelos de negócio, convém terceirizar a logística, visando corte de gastos, e melhorar a produtividade interna da equipe.

Outra vantagem da terceirização é que a empresa contratada estará o tempo inteiro dedicada para uma ação, com isso certamente você entregará um resultado melhor ao seu consumidor final.

O perfil do consumidor com o tempo tem ficado mais exigente, cabe a você desenhar qual melhor projeto para o seu negócio, e como manter a competitividade diante da concorrência. Tecnologias surgem como soluções, aliada de boas estratégias. Já pensou em resolver toda a cadeia logística, evitar falhas com estoques, ou entregas atrasadas?

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