Como a simulação de importação auxilia no planejamento dos custos operacionais?

Como a simulação de importação auxilia no planejamento dos custos operacionais?

Quando tratamos de importação, sempre deixamos evidente que ela só vai ter sucesso quando ela é trabalhada de maneira antecipada. Ou seja, com muito planejamento para que nada saia do controle. Dentre as etapas de planejamento está a simulação de importação.

Na nossa assessoria, costumamos dizer “deu preço”. Isso significa, que após muitos levantamentos, está tudo certo para o nosso cliente contratar o fornecedor.

Neste texto, será ilustrado como a simulação de importação pode te ajudar a economizar no ato de importar.

Simulação de importação

Independentemente do segmento, as simulações de custos sempre existiram com o propósito de tudo “acontecer conforme o planejado”. Na importação não é diferente. 

Pessoas desacostumadas com o processo de importação podem fazer os mais variados tipos de cálculos. Abrir sites como Alibaba, fazer a conversão, comparar com o preço no Brasil, e em seguida fechar negócio pela própria plataforma.

Mas isso é um tremendo erro. Se pudesse ilustrar essa situação, com certeza diria que é uma bola de neve, uma bola de neve que parte do ponto mais alto possível. 

Um dos maiores problemas é como, e quando essa mercadoria chegará ao Brasil. Em primeiro lugar, seu fornecedor não vai se preocupar qual o custo de envio. Afinal, não é responsabilidade dele o quanto você irá pagar.

Outro aspecto muito importante no preço de uma importação são os impostos a serem pagos, quando a mercadoria desembarca no Brasil. 

Imprevistos na prática

Despesas aduaneiras são bem sérias, e qualquer tempo além do prazo estimado pode ser um buraco sem fim. Em específico, tivemos um caso de um cliente que já havia fechado a própria importação diretamente pelo Alibaba. 

O maior problema para ele foi o conteúdo da carga, onde o fornecedor chinês, ao enviar a carga para o Brasil, não especificou da melhor maneira qual era o conteúdo das caixas.

Em suma, o problema se estendeu para a fiscalização, onde a carga caiu em um canal vermelho. Por isso, ele buscou uma assessoria que pudesse reverter a situação. Nesse caso, nosso despachante aduaneiro foi diretamente até o local de armazenagem para solucionar o problema e dar prosseguimento para carga. 

Infelizmente, o erro custou caro, pois além do fornecedor ter optado pelo pior frete, o importador teve que arcar com multas, e com custo adicional de armazenagem. Dessa forma, vale destacar que, junto do preço do espaço do container e dos impostos, a armazenagem é uma das despesas que mais podem pesar no bolso do importador. 

E como uma simulação poderia ter evitado tudo isso?

Portanto, no caso anterior, a simulação de importação iria levantar o custo de produção do fornecedor, levantar as taxas de conversão do câmbio, orçar todo projeto logístico, seguro de carga, custos aduaneiros e valores de impostos.

Além dele saber exatamente quanto ia custar toda a importação, ele saberia se o preço de revenda dele seria lucrativo, ou extremamente competitivo para o mercado. 

Ao mencionarmos alguns tópicos que estão presentes na simulação de importação, até soa como algo simples, e fácil de se fazer. Porém, é um processo que demanda muito tempo, experiência e contato. 

É necessário fazer um vasto trabalho de levantamento e orçar valores com parceiros logísticos, fornecedores, seguros, transportadoras, até achar o melhor preço para a operação além do trabalho da tributação e classificação fiscal, que deve ser feito com muita cautela.

Para quem já importa, a simulação também faz sentido. Tendo em vista, a vasta possibilidade de encontrar maneiras de redução de custos, ou até mesmo a possibilidade de utilizar um benefício fiscal como o TTD409 de Santa Catarina.

Então, se sua empresa quer começar a importar, ou já importa mas quer compreender melhor os custos, nossa sugestão é sempre iniciar com uma boa simulação de importação. Se for exatamente isso que você está precisando para sua próxima, ou primeira importação, clique aqui para podermos te ajudar!

Feedbacks
Nossas redes sociais

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das novidades, notícias e muito mais!