Trading de Importação: O que é?

Trading de Importação: O que é?

Trading de importação

Para chegar até o termo “Trading de Importação”, provavelmente você já deve conhecer o processo de importação indireta. No entanto, se você não entende bem o conceito de uma importação por encomenda ou por conta e ordem, veja essa postagem!

Um trading de importação é um serviço completo quando o assunto é comércio exterior. Ela é fundamental para simplificar todas as etapas da importação em um único processo. Ou seja, ao confiar no serviço de uma trading de importação, você terá uma assessoria especializada em importação.

Antes de entrar em detalhes, vale destacar: o serviço de uma trading de importação é algo B2B, logo o processo de empresas para empresas.

Como funciona o serviço de uma trading de importação?

Como pessoa física, comprar um produto pode parecer muito simples, principalmente se ele está abaixo do valor mínimo para ser taxado pela Receita Federal. Um clique e pronto, você adquiriu o produto que queria. Porém, como uma empresa faz esse processo é completamente diferente.

É claro, é possível fazer uma “encomenda” pelo Alibaba para sua empresa, porém ninguém recomenda isso. Nem empresas especializadas, nem mesmo pessoas que fecharam negócio pelo site. Um dos principais motivos são as chances de fraudes, ou pelo envio que geralmente dá problema quando chega no Brasil.

Mas isso não quer dizer que o Alibaba seja um site ruim. Muito pelo contrário, para nós brasileiros, ele é uma excelente ferramenta para fazer buscas de fornecedores. Por outro lado, a validação de um fornecedor na China só pode ser feita através de uma visita pessoal na fábrica.

Não se preocupe, você não vai precisar ir até a Ásia para autenticar a veracidade do seu fornecedor. Uma trading de importação dá conta do recado.

As demais coisas, como logística, validação de fabricação, cotação de câmbio, dentre outras coisas também estarão fora da sua responsabilidade. Tudo isso, e mais um pouco, ficará por responsabilidade da sua assessoria. E é basicamente assim que funciona!

Etapas e projetos

A experiência e qualificação de uma trading é um diferencial sem igual. No entanto, isso não quer dizer que seu processo será criado e finalizado em pouco tempo.

Quer dizer, tempo é relativo, mas numa importação um processo custo-benefício é feito por via marítima, o que demora no mínimo três meses para ser concluída. Caso haja problemas, como por exemplo o canal vermelho de parametrização, com certeza irá custar e demorar mais para sua empresa receber a carga.

Então, para dar início, a trading irá entender qual a sua necessidade, qual produto você necessita, e botar a mão na massa. A primeira execução é simular custos de importação. JAMAIS feche negócio sem simular o valor total da importação.

Em seguida, após encontrar um fornecedor, e levantar custos na simulação, se deu preço, sinal verde para importar tudo vai bem! Agora, você com o intermédio da assessoria, vai fechar a produção.

Dependendo do que você contratar com a trading, após fabricado é feito um controle de qualidade no país em questão, avaliando a qualidade do produto pronto. Em caso de falhas, o fornecedor terá que repor as peças com problemas.

Vale lembrar, que uma trading de importação sempre vai te assegurar com um contrato na língua de origem do fornecedor. No caso da China, uma trading irá fechar a contratação com o fornecedor através de contrato em mandarim.

Assessoria não apenas para executar

A assessoria não vai apenas planejar e executar a importação. Muito pelo contrário, ela irá agir como uma consultora. Caso você já tenha importado, é legal você avaliar qual foi o impacto da atuação da trading. Ou seja, mensura se o investimento valeu a pena.

Por outro lado, é possível afirmar que uma trading de importação pode te poupar dinheiro. Parece controverso, mas acredite, se você já importou antes talvez seus custos sejam menores em uma operação bem planejada e executada.

Logística, gastos com armazenamentos, dentre outras coisas são os principais responsáveis pela torneira aberta. Outra possibilidade é diminuir gastos através de benefícios fiscais.

As alíquotas de importação são feitas com base em outros impostos, então se você trabalhar com um produto que tenha um NCM com IPI reduzido, e importe com o benefício catarinense TTD 409. Assim, você irá diminuir o imposto do ICMS para 4%.

Feedbacks
Nossas redes sociais

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das novidades, notícias e muito mais!