Tipos de containers usado no comércio exterior

Tipos de containers usado no comércio exterior

tipos de containers comex

No comércio exterior, existem cargas de diversos tipos que são importadas, ou exportadas. No entanto, pelo fato de existir uma vasta gama de produtos, há a necessidade de usar variados tipos de armazenagem. Portanto, nesse texto, iremos explicar quais são os tipos de containers, e quais produtos eles armazenam.

Transportar uma carga não é uma tarefa fácil. A logística por trás de uma operação comex exige muito conhecimento técnico. Muitos critérios são levados em conta, como por exemplo: tamanho, formato, integridade, temperatura, e entre outros fatores.

Modelos de containers para transporte marítimo

Se você não possui experiência com container, ou esse ramo não é da sua área, é importante recorrer para terceiros capacitados. Operações de sucesso precisam passar por um planejamento logístico. Afinal, quem gostaria de passar por imprevistos em um processo que leva meses parar terminar?

Além disso, é importante ressaltar que geralmente as medidas de container são em pés. Porém, se eventualmente você for trabalhar com algum país que não utiliza essa medição existe uma forma prática de converter. Ao fazer um cálculo de conversão, um pé equivale a medida de doze polegadas.

Containers possuem duas medidas, de 20 e 40 pés. O comprimento é principal diferença entre ambos. Resumidamente, dentro de um contêiner com 20 pés tem de 5,9 metros para armazenagem. Por outro lado, o contêiner de 40 possui 12 metros.

Containers para carga seca

Container usado para cargas gerais e secas, são uma das mais comuns na rotina portuária e rodoviária. Dessa forma, são usados dois tipos de container para transportar cargas gerais, sendo eles: Drybox e High Cube. Em ambas as opções, as mercadorias precisam ser embaladas antes de serem guardadas dentro do container.

O container Drybox possui as duas medidas, 20 e 40 pés. Já o High Cube, a única diferença está na altura, que é maior. Portanto, isso é uma grande vantagem, o que torna mais atrativo para quem necessita de mais espaço.

Para ilustrar melhor a diferença, veja as especificações internas de ambos em 40 pés:

Drybox 40’: 12.032 m de comprimento X 2.350 m de largura X 2.392 m de altura, com capacidade cúbica de 67,7 m.

High Cube 40’: 12.032 mm de comprimento X 2.352 mm de largura X 2.698 mm de altura, com capacidade cúbica de 76m.

containers dryxbox e high cube

Container Reefer

O Container Reefer é utilizado para produtos que precisam de temperatura controlada. Ou seja, se a estrutura interna não tiver adequada, a integridade da carga pode ser comprometida. Então normalmente o reefer é usado para importação e exportação de carnes, frutas, ou alimentos que precisam de refrigeração

Existe reefer no tamanho de 20′ e 40′ pés. Além disso, existe uma modalidade de importação com containers NOR, que utilizar um reefer, porém com a refrigeração desligada. Isso é uma estratégia que tem como objetivo diminuir os custos de uma importação de cargas secas.

As especificações do reefer são:

20 PÉS – Dimensões:

interna: 5.444 mm de comprimento X 2.294 mm de largura X 2.276 mm de altura, com capacidade cúbica de 28,4 m.

externa: 6.058 m de comprimento X 2,438 m de largura X 2.591 m de altura, com capacidade máxima de 22.3 toneladas.

40 PÉS – Dimensões:

interna: 11.561 mm de comprimento X 2.268 mm de largura X 2.249 mm de altura e capacidade cúbica de 59,3 m.

externa: 12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.590 m de altura, com capacidade máxima de 26 toneladas.

Container reefer para refrigeração de cargas

Container Tanque

O transporte de líquidos em geral é feito através do containers tanque. Dessa forma, a estrutura é totalmente reforçada para garantir a segurança. Pois, líquidos inflamáveis, ou corrosivos, também são transportados com frequência.

Vale mencionar que o tanque não mexe apenas com líquidos perigosos. Pelo contrário, ele também é uma ótima opção para importar ou exportar líquidos em grandes quantidades. Por isso, o fato de não utilizar embalagens, o que pode encarecer devido ao volume de armazenamento, melhora o custo-benefício da operação.

A capacidade e estrutura de um tanque é de:

interna: 5.717 m de comprimento X 2.267 m de largura X 2.117 m de altura.

externa: 6.058 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.438 m de altura, capacidade máxima de 24.000 kg e 27,4m³.

Container Tanque
Feedbacks
Nossas redes sociais

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das novidades, notícias e muito mais!