Agente de Cargas: o que é?

Agente de Cargas: o que é?

Agente de Cargas

Operações de sucesso ligado ao comércio exterior, seja ela uma importação ou exportação, dependem de logística de qualidade. Um dos responsáveis indispensáveis para que uma operação ocorra é o Agente de Cargas. Nesse texto, você irá entender o que é um Agente de Cargas, e qual é o seu papel.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a função se trata de um serviço prestado, ou seja, é trabalhado de forma terceirizada. Mas por que contratar um Agente de Cargas?

Assim, o agente ficará responsável por toda parte de logística da carga. Ele é um intermediário do importador/exportador que criará soluções exclusivas para cada caso. Isso envolve desde a escolha do modal a ser utilizado, bem como desenvolver uma rota.

Uma das maiores vantagens está na rede de parceiros consolidados ao longo dos anos. Um bom Agente de Cargas possuí diversos fornecedores de serviços, que trabalham com uma margem de preço melhor.

Portanto, o principal motivo para se contratar um agente de cargas é por ele transmitir melhores opções de preços, e cuidar adequadamente de procedimentos técnicos.

Por que contratar um Agente de Cargas?

Dessa forma, se você ou sua empresa já importou sem o respaldo de uma serviços terceirizados, provavelmente você sabe o quão trabalhoso e burocrático é o processo. O serviço de um Agente de Carga não é diferente, ele irá te livrar de responsabilidades e eventuais problemas.

Vale ressaltar, que um agente experiente consegue não apenas otimizar seus gastos com a operação, mas também diminuir o prazo de entrega final.

Um agente internacional também possui as mesmas atribuições do agente local, porém com uma logística mais especializada, por tratar a complexidade de portos de outros países

Atribuições e funções de agente de carga

Um agente qualificado trabalha as seguintes etapas em sequência:

  • Cotação e organização dos modais mais indicados para transporte da sua remessa de acordo com país de origem e destino;
  • Mapeamento dos trâmites e documentos legais e jurídicos necessários para a realização da operação.
  • Pagamentos de todas as taxas e atributos obrigatórios para realização da operação;
  • Contratação de seguro para a operação para atenuar riscos (se solicitado pelo cliente);
  • Acompanhamento de movimentação das cargas de todos os modais.

Feedbacks
Nossas redes sociais

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das novidades, notícias e muito mais!