Abordamos anteriormente como uma trading de importação para empresas auxiliam no processo de importação. É claro, uma assessoria com certeza facilitará o processo de importação.
No entanto, uma importação indireta ela pode ser feita de duas formas. Ambas operações são executadas por uma importadora, que está prestando serviço para outra empresa. Ela pode ser feita através de uma encomenda, ou por conta e ordem.
O termo “importação indireta” já diz tudo. É basicamente um processo que você irá executar, mas de maneira indireta, pois tudo será feito por uma terceirizada.
Ah, não se esqueça: independente da modalidade, você importador, precisa ter o RADAR SISCOMEX habilitado para poder fazer operações com o comércio exterior.
Processo por Conta e Ordem
Esse processo, a trading contratada será sua representante em todo o processo de importação indireta. Seu papel, como contratante, é arcar inicialmente com todos os custos, fazendo o pagamento em conta, enquanto isso, todo processo de ordem será feito pela terceirizada.
Isso inclui tudo; desde a localização do fornecedor, booking de agendamento; packling list; embarque no país de origem; contratação de seguro internacional de cargas; desembarque; armazenamento; e toda a legalização junto a Receita Federal, através de um despachante.
Dessa forma, todas as etapas mencionadas acima são apenas as etapas mais importantes que envolvem o processo de importação, e tudo de maneira rápida e resumida.
Importação por Encomenda
Já na modalidade por encomenda o processo acontece de forma diferente. Por encomenda, o processo é feito como o próprio nome diz. No entanto, nesse caso o papel da importadora é mais independente.
Portanto, nessa situação, a trading de importação fica responsável não apenas pelo planejamento e execução, mas também pelos pagamentos iniciais. Então, pela segurança de ambas partes, é feito um contrato para assegurar que a importadora receberá o pagamento final cobrindo todos os custos.
Na importação por encomenda, é necessário que o cliente e a importadora possuam o Radar SISCOMEX. Além disso, tanto a importadora quanto o cliente final, ambos precisam apresentar a capacidade econômica para a aquisição das mercadorias encomendadas. Caso contrário, ficam expostas a possível procedimento especial de fiscalização.