O que é Código SWIFT? Quais as taxas de uso?

O que é Código SWIFT? Quais as taxas de uso?

Código SWIFT para operações internacionais

SWIFT é responsável por operações bancárias internacionais. Para trabalhar com o mercado exterior é necessário realizar transações internacionais.

Ao contratar um fornecedor estrangeiro, com certeza você precisará pagar taxas de câmbio. Para que a transferência internacional entre duas contas diferentes seja concluída com êxito, é necessário utilizar o código SWIFT (Society Worldwide Interbank Financial Telecommunication).

A ordem do código SWIFT opera da mesma forma que o TED (Transferência Eletrônica Disponível). No entanto, ela é destinada para operações internacionais.

O código SWIFT faz a conexão de instituições bancárias espalhados pelo mundo. O sistema inclui os mais diversos países e moedas do globo. Cada operação SWIFT possui uma taxa. Vale ressaltar, o valor tarifário não é fixo, assim há chances de ambos participantes pagarem pela transferência.

O sistema tem como objetivo garantir a segurança de transações. Dessa forma, o código agrupa e padroniza informações das instituições financeiras cadastradas. Vale lembrar que operações com cartão de crédito internacional e as compras pela internet também utilizam do SWIFT.

Hoje, o sistema conecta 200 países com 11 mil instituições financeiras.

SWIFT na importação

Toda importação necessita utilizar o código do sistema, pois sempre haverá o processo entre importador e fornecedor, ambos estão localizados em países distintos. Portanto, para que a operação ocorra, o importador deve ir à uma casa de câmbio para fazer a operação.

Vale ressaltar que cada instituição financeira possui seus próprios valores, sejam bancos, ou provedores online. Todos irão cobrar uma taxa de serviço baseado no valor enviado. Assim, existem lugares que oferecem as melhores condições de câmbio, e de pagamento.

Feedbacks
Nossas redes sociais

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das novidades, notícias e muito mais!