Antidumping, a lei que regula os valores de mercado

Antidumping, a lei que regula os valores de mercado

Anti dumping

Visto como um grande obstáculo, antidumping é tido como um grande obstáculo na importação de determinados produtos. Mas como essa prática impede de alguns produtos darem “preço”?

De maneira resumida, o antidumping é uma medida governamental que tem como objetivo taxar determinados produtos para proteger a indústria nacional. Dessa forma, é criado uma concorrência justa de preço, sem prejudicar fornecedores locais.  

Para entender como funciona essa prática, é necessário compreender a raiz do problema. Em outras palavras, o Dumping. Esse problema surge a partir do momento que empresas buscam conquistar mercados de outros países através da produção.

Importante destacar que o antidumping não é direcionado apenas para produtos, mas também o país de origem. Ou seja, um produto que está listado como antidumping, não necessariamente que ele sempre terá uma taxa adicional. Tudo depende do país de origem.

Por exemplo, fornecedores chineses cobram muito abaixo para a fabricação de sapatos. O valor é tão inferior que acaba se tornando um problema para o mercado que ele vai competir. A partir disso, os produtores nacionais de sapatos apresentam para o Governo Federal como essa prática pode quebrar o mercado.

Em seguida, caso seja constatado esse perigo, entrará a cobrança da taxa de antidumping em cima do produto. A taxa é proporcional para nivelar o produto importado. No Brasil, a Subsecretaria de Defesa Comercial e Interesse Público é responsável por investir os casos de dumping dentro do país.

Atualmente, existem mais de 50 produtos listados na tabela de antidumping no Brasil. Você pode visualizar através do site oficial do Governo Federal.

Feedbacks
Nossas redes sociais

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das novidades, notícias e muito mais!